CONHEÇA
A FENEIS SÃO PAULO

É O SISTEMA FENEIS
TRABALHANDO PARA A
COMUNIDADE SURDA.

SOMOS A FENEIS

A Feneis – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que tem por finalidade a defesa da comunidade surda brasileira. É filiada à Federação Mundial dos Surdos, contando com uma rede de seis Administrações Regionais, as quais estão encarregadas de desenvolver diversas ações, especialmente educativas, com intuito de valorizar o ser humano e estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.

Ao longo dos anos, a Feneis inovou ao introduzir novos modelos de ação na comunidade surda brasileira, sublinhando, na década de 2010, a educação como pressuposto para a transformação social.

Uma de suas principais bandeiras é o reconhecimento da cultura surda, especialmente através da propagação da Língua de Sinais e de sua recepção no mercado de trabalho. Igualmente, busca a colocação dos trabalhadores surdos em cargos de maior prestígio e destaque junto à sociedade, através da evidenciação das competências desses profissionais.

São atendidos pela Feneis: surdos, pessoas com perda auditiva, professores de Libras, pesquisadores, familiares de surdos, instituições, organizações governamentais e não-governamentais, profissionais da área, entre outras.  Aliás, suas diferentes manifestações sempre se destinam a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais.

A Feneis São Paulo foi criada no dia 25 de abril de 1997. Há 19 anos em defesa dos direitos dos surdos, a Administração Regional paulista conquistou parcerias e contratos, por meio dos quais vem desenvolvendo trabalhos em empresas, prefeituras e órgãos públicos.

Dentre os trabalhos estão a divulgação da Libras, o aperfeiçoamento e aprimoramento dos estudos sobre tradução e interpretação – Libras/Português, a inserção de surdos no mercado profissional, a conscientização da sociedade a respeito da comunidade surda, e elaboração de projetos voltados à qualidade de ensino e educação dos surdos e à defesa dos direitos destes cidadãos.

A Feneis São Paulo também promove cursos, palestras e oferece consultorias, tendo como metas fundamentais a difusão da Libras, o apoio às tecnologias desenvolvidas a favor dos surdos e a realização de ações que visam ao desenvolvimento e à integração da pessoa surda na sociedade.

A Feneis São Paulo trabalha pela integração dos surdos na sociedade ouvinte, oferecendo cursos voltados tanto à comunidade surda quanto às pessoas ouvintes. Acreditamos que assim, com atenção e preparo de todos os públicos envolvidos, conseguiremos realizar com sucesso essa integração.

NEGÓCIO, MISSÃO E VALORES

A missão e os princípios orientadores que norteiam a ação do Sistema Feneis, nos seus diferentes campos de atuação, resultam de um amplo processo de participação que envolveu toda a Comunidade Surda e balizam os planos de ação da organização para os próximos anos, garantindo-lhe uma identidade própria e singular.

FOCO
Foco
Comunidade Surda
MISSÃO
Missão
Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para a qualidade de vida os surdos, bem como assegurar a cidadania mediante comunidade surda, de forma humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.
VISÃO
Visão
Ser referência de instituição que promove a defesa de políticas em educação,
cultura, saúde, assistência social, prestação de serviços para a comunidade
surda; consolidando e ampliando a fomentação da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
VALORES
Valores
O Ser Surdo como nosso
maior Patrimônio.
A Cidadania como
Compromisso Social.
A Inclusão como
Respeito à Diversidade.
A Responsabilidade Social
como meta permanente.
O Trabalho em Equipe
como prática constante.
A Ética como postura.